Intertextualidade no gênero meme: aplicação com o poema José de Carlos Drummond de Andrade
Andréia Lima Silva (SEDU- Secretaria de Estado da Educação do ES)
“Fototirinha”: prática pedagógica de mobilidade por meio de dispositivos móveis
Darsoni de Oliveira Caligiorne (NEPCED/PRODOC), Cristiane Pereira de Aguiar (CPRHG)
O design (não) contingencial no ensino de língua inglesa com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental
Diego Satyro (LAEL/PUC-SP)
As etapas de produção de textos e o uso do Scratch no ciclo de alfabetização: o caso do robô Mário
Elaine Vieira de Almeida (SME-Fortaleza/UFC), Nara Meurely Moraes Ferreira (SME-Fortaleza)
A leitura do cânone como aporte para o discurso argumentativo
Géssica Araújo Nunes Calvi (FVC), Gerllys Speroto Calvi (UFBA), Poliana Carla Rodrigues (FVC)
Dicionário mineiro digital: uma experiência avaliativa nas aulas remotas
Graciele Batista Gonzaga (FALE/UFMG – CSMM/BETIM)
Multiletramentos no ensino de língua inglesa: uma análise do videoclipe “Stand up”, de Cynthia Erivo
João Luiz Pereira da Costa Ferreira (UNEB), Obdália Santana Ferraz Silva (UNEB)
Tecnologias digitais nas práticas de leitura e de escrita: uma experiência multimodal
Luana Aparecida Matos Leal Fernandes (IFNMG/Salinas), Renata Soares Souza Dias (Escola Estadual Dom Lúcio)
Oficina de leitura -“defenda a (lei) tura – arme-se de livros” – trabalho de formação extensionista em regime remoto híbrido
Robson Figueiredo Brito (PUC MINAS)
Dispositivos móveis como suporte à sala de aula invertida no ensino de língua portuguesa
Silvane Aparecida Gomes (UFMG)
Formação de futuros professores: como o uso de metodologias ativas pode melhorar a aprendizagem nos cursos de licenciatura ofertados na modalidade
Vitória Leal Viana (FUNIP), Danúbia da Costa Teixeira (UFMG), Jislaine Da Silva Guarda (FUNIP)
A literatura na cibercultura: um relato de experiência docente
Adriana dos Reis Silva (IFMG/SMED-PBH)
Leitura literária digitalizada: práticas pedagógicas na educação infantil
Andréa Juliana Costa (PMC), Elaine Cardinali das Dores E. Rocha (PMC)
Leitura literária: a mediação no contexto digital
Daiane Silva de Andrade (IFNMG – Campus Salinas)
Leitura literária em ambientes digitais: possibilidades de ações pedagógicas com crianças de forma remota
Keila Montes Pereira Rodrigues (UFLA), Ilsa do Carmo Vieira Goulart (UFLA), Kátia Batista Martins (UFLA)
Formação em serviço em ambientes digitais: caminhos para repensar o ensino
Elaine Cecília de Lima Oliveira (CSMM/Betim), Graciele Batista Gonzaga (FALE/UFMG – CSMM/Betim), Claudia Campos Pietra Cardoso (CSMM/Betim)
Formação on-line de professores para uso de tecnologias digitais em plena pandemia do Covid/19
Julianna Silva Glória (Faculdade IMES MERCOSUL), Ghisene Santos Alecrim (Faculdade ÚNICA de Contagem / NEPCED/CEALE/FAE/UFMG)
Letramento literário e novas tecnologias na escola: uma proposta teórico-prática para a formação inicial e continuada de professoras e professores da educação básica
Larissa Dantas (IFB), Maria Eneida Matos da Rosa (IFB)
NEPCED na Escola – garantia do direito de formação continuada em serviço de professores(as) sobre cultura escrita digital
Mônica Daisy Vieira Araújo (NEPCED/UFMG), Ghisene Santos Alecrim Gonçalves (NEPCED/CEMEI-Contagem), Ludymilla Moreira Morais (NEPCED/UFMG)
Estratégias pessoais de professoras alfabetizadoras para aprender sobre o uso de tecnologias no contexto escolar
Daiane Marques (RME/PBH) Simone de Assis Costa (RME/PBH)
A comunicação como instrumento pedagógico na mostra de filmes em língua portuguesa na região amazônica do Brasil
Francisco Acioly de Lucena Neto (Faculdade Única), Natália Luiza carneiro Lopes Acioly (Universidade de Varsóvia)
Exposição virtual contrastes e construções em possibilidades artificiais
Graciele Batista Gonzaga (FALE/UFMG – CSMM/Betim)
Materiais colaborativos: possibilidades de interação em aulas remotas
Elaine Cecília de Lima Oliveira (CSMM/Betim), Graciele Batista Gonzaga (CSMM/Betim)
Produção de posts – ferramenta de comunicação digital entre professores e alunos em tempos de pandemia na graduação
Leonardo Oliveira de Vasconcelos (PUC MINAS), Robson Figueiredo Brito (PUC MINAS)
Youtube e jogos interativos: estratégias facilitadoras para domínio da escrita e da leitura entre estudantes de língua inglesa
Melissa Mourão Amaral (UNIBH), Lucas Cristiano Ferreira Alves (UFMG)
Atividades interativas digitais como recurso didático para a alfabetização online
Mônica Marcílio Assunção (UNIPAC), José Jailton da Cunha (UNOESTE)
“Dicas digitais”: redigir e a formação docente
Carla Viana Coscarelli (UFMG), Jônio Bethônico (UFMG)
Práticas pedagógicas de língua inglesa mediadas por QR Codes
Fabiano da Silva Araujo (FC/UNESP – Bauru)
Leitura e escrita do gênero meme: construção de sentidos no contexto de português brasileiro como língua adicional (PBLA)
Aline Netto Brum Barreto (UnB), Rodrigo Albuquerque (UnB)
Letramento digital e ensino: o uso das redes sociais na escola
Beatriz Toledo Rodrigues (UFOP), Hércules Tolêdo Corrêa (UFOP)
Quadrinhos como ferramenta de aprendizagem: análise de HQs sobre a pandemia de Covid-19 no Brasil
Cecília Lemos Pereira (UFMG), Creuza Daniely Dos Reis Rodrigues (UFMG), Eliseu Nogueira Rosa (UFMG)
Diggittus: plataforma virtual de produção escrita
Edilaine Gonçalves Ferreira de Toledo (CEFET-MG, VARGINHA), Lázaro Eduardo da Silva (CEFET-MG, VARGINHA)
Texto digital: ressignificando o ensino de leitura em aula de língua portuguesa
Erijane da Silva Virtuoso (IFAL), Juliene Marta da Silva (IFAL)
O gênero discursivo digital “notícia online” no ensino da língua portuguesa na EJA
Ethiene Cardoso da Silva (PPGL/UFPA), Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues (PPGL/UFPA)
Cultura escrita digital e a produção de textos multimodais com crianças em processo de desenvolvimento da alfabetização e letramento digital
Íris Freua Assumpção (FaE/UFMG), Isabel Cristina Alves da Silva Frade (FaE/UFMG), Mônica Daisy Vieira Araújo (FaE/UFMG)
Fanfiction: ficção autoral multimodal de fãs como suporte ao letramento literário e digital
Laura Ribeiro Araújo (FALE/UFMG)
O trabalho com o gênero digital podcasts: uma proposta de retextualização
Lidineia Ferreira da Silva Oliveira (UFCAT), Anair Valênia (UFCAT)
Ler e escrever em práticas gamificadas na escola: reflexões sobre benefícios e dificuldades
Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro (UNIMONTES), Christiane Carneiro Alves (UNIMONTES)
Letramento digital e narrativas transmidiáticas: uma questão emergente
Marianna Rego (FURG)
Retórica da influência: estratégias discursivas de professores de línguas no Instagram
Ronaldo Corrêa Gomes Junior (FALE/UFMG)
Análise semiótica de gêneros digitais: o estilo do videoclipe profissional pós-televisivo
Ronaldo Lopes de Carvalho Junior (UFMG)
Leitura de reportagens a partir das capacidades de linguagem: uma proposta sociointeracionista
Rosenice Guimarães Cordeiro (PROFLETRAS/UFMG), Jairo Venício Carvalhais Oliveira (UFMG)
Produção de podcasts por alunos e professores durante o ensino remoto pandêmico em 2021
Thiago Caldeira da Silva (UFOP), Hércules Tolêdo Corrêa (UFOP)
Crianças e famílias: experiências com a leitura, escrita e outras linguagens em atividades digitais multimodais da educação infantil desenvolvidas em espaço doméstico
Walquiria Almeida de Jesus (FaE/UFMG), Isabel Cristina Alves da Silva Frade (FaE/UFMG), Mônica Daisy Vieira Araújo (FaE/UFMG)
A internet como meio de divulgação e propagação de textos literários
Andressa Carvalho Machado (Faculdade ÚNICA de Ipatinga), Danúbia Costa Teixeira (Faculdade ÚNICA de Ipatinga), Vitória Leal Viana (Faculdade ÚNICA de Ipatinga)
Aplicativos de literatura interativa para a nova geração de leitores
Cassia Furtado (UFMA)
Uma experiência de leitura literária eletrônica e multimodal sob os moldes “wattpedianos”
Jennifer da Silva Gramiani Celeste (UFJF)
O fenômeno dos Bookstagrams: uma análise do compartilhamento de leitura literária no Instagram
Letícia Gantzias Abreu (UFMG)
E-books e e-readers: leitura literária digital
Lucas Evangelista Saraiva Araújo (UFPI), Antonia Eduarda Trintade (UFPI)
Atividades de leitura e contação de histórias em ambiente remoto com crianças de 3 anos
Sarah Cristina Costa Ferreira (UFLA), Ilsa do Carmo Vieira Goulart (UFLA)
Letramento digital na formação inicial de professores de língua portuguesa
Adelane Brito Rodrigues (UFPI)
Percepções dos professores de língua portuguesa da rede pública de ensino fundamental de Uberaba-MG acerca de letramentos digitais
Avonice Ramos Nobre (UFTM), Acir Mário Karwoski (UFTM)
A formação continuada de professores da educação infantil sobre as práticas digitais
Edaniele Cristine Machado do Nascimento (TUIUTI/PR)
A importância da disciplina de ambientação no EAD
Francisco Acioly de Lucena Neto (Faculdade Única de Ipatinga), Andressa Carvalho Machado (Faculdade Única de Ipatinga)
Letramento digital de professores: um panorama de práticas de formação docente brasileiras e estrangeiras
Letícia Gantzias Abreu (UFMG), Rafaela Carla Santos de Sousa (UFPB/UFMG), Vanessa Tiburtino (IFES/ UFMG)
Implementação da BNCC: a importância do professor para a concretização das práticas pedagógicas nas salas de aula
Márcia Moreno (UMINHO/PT)
Tecnologias digitais e pensamento computacional na formação de professores da educação básica: uma proposta a partir do design crítico
Maria Jeane Souza de Jesus Silva (UNEB/MPED/GEPLET), Alexandra Cardoso da Silva Duarte (UFS/PROFLETRAS), Úrsula Cunha Anecleto (UEFS/PPGEL/PPGE)
Percepções sobre letramentos digitais dos professores de língua inglesa da rede estadual e municipal de ensino fundamental (6.º ao 9.º anos) em Uberaba-MG
Renata Meira Ramos (UFTM), Acir Mário Karwoski (UFTM)
Tecnologias, letramentos e formação: itinerâncias docentes na cultura digital
Úrsula Cunha Anecleto (PPGEL/PPGE/UEFS), Obdália Santana Ferraz Silva (PPGEDUC/UNEB)
A escrita digital nas aulas remotas: o tópico discursivo no Chat do Google Meet
Amanda Aparecida da Costa (UFERSA), Ananias Agostinho da Silva (UFERSA), Gabrielly Thiciane dos Santos Andrade (UFERSA)
Desvendando o labirinto – desafios na utilização de videogames no ensino de línguas
Carlos Henrique Rodrigues Valadares (UFMG), Hilda Simone Henriques Coelho (UFV)
O ensino-aprendizagem da acentuação gráfica por meio de jogos e atividades digitais
Ana Luiza de Souza Couto (UFMG), Letícia Pena Silveira (UFMG), Marcelo de Castro (UFMG)