TRABALHOS DE PESQUISA
Letramento digital e ensino: o uso das redes sociais na escola | Autores: Beatriz Toledo Rodrigues (UFOP), Hércules Tolêdo Corrêa (UFOP)
Quadrinhos como ferramenta de aprendizagem: análise de HQs sobre a pandemia de Covid-19 no Brasil | Autores: Cecília Lemos Pereira (UFMG), Creuza Daniely Dos Reis Rodrigues (UFMG), Eliseu Nogueira Rosa (UFMG)
Diggittus: plataforma virtual de produção escrita | Autores: Edilaine Gonçalves Ferreira de Toledo (CEFET-MG, VARGINHA), Lázaro Eduardo da Silva (CEFET-MG, VARGINHA)
TRABALHOS DE PESQUISA
Texto digital: ressignificando o ensino de leitura em aula de língua portuguesa | Autores: Erijane da Silva Virtuoso (IFAL), Juliene Marta da Silva (IFAL)
O gênero discursivo digital “notícia online” no ensino da língua portuguesa na EJA | Autora: Ethiene Cardoso da Silva (PPGL/UFPA)
Retórica da influência: estratégias discursivas de professores de línguas no Instagram | Autor: Ronaldo Corrêa Gomes Junior (FALE/UFMG)
Fanfiction: ficção autoral multimodal de fãs como suporte ao letramento literário e digital | Autora: Laura Ribeiro Araújo (FALE/UFMG)
TRABALHOS DE PESQUISA
A internet como meio de divulgação e propagação de textos literários | Autores: Andressa Carvalho Machado (Faculdade ÚNICA de Ipatinga), Danúbia Costa Teixeira (Faculdade ÚNICA de Ipatinga), Vitória Leal Viana (Faculdade ÚNICA de Ipatinga)
Uma experiência de leitura literária eletrônica e multimodal sob os moldes “wattpedianos” | Autora: Jennifer da Silva Gramiani Celeste (UFJF)
O fenômeno dos Bookstagrams: uma análise do compartilhamento de leitura literária no Instagram | Autora: Letícia Gantzias Abreu (UFMG)
E-books e e-readers: leitura literária digital | Autores: Lucas Evangelista Saraiva Araújo (UFPI), Antonia Eduarda Trintade (UFPI)
Atividades de leitura e contação de histórias em ambiente remoto com crianças de 3 anos | Autoras: Sarah Cristina Costa Ferreira (UFLA), Ilsa do Carmo Vieira Goulart (UFLA)
Aplicativos de literatura interativa para a nova geração de leitores | Autora: Cassia Furtado (UFMA)
TRABALHOS DE PESQUISA
Letramento digital na formação inicial de professores de língua portuguesa | Autora: Adelane Brito Rodrigues (UFPI)
Percepções dos professores de língua portuguesa da rede pública de ensino fundamental de Uberaba-MG acerca de letramentos digitais | Autores: Avonice Ramos Nobre (UFTM), Acir Mário Karwoski (UFTM)
Letramento digital de professores: um panorama de práticas de formação docente brasileiras e estrangeiras | Autoras: Letícia Gantzias Abreu (UFMG), Rafaela Carla Santos de Sousa (UFPB/UFMG), Vanessa Tiburtino (IFES/ UFMG)
Tecnologias, letramentos e formação: itinerâncias docentes na cultura digital | Autoras: Úrsula Cunha Anecleto (PPGEL/PPGE/UEFS), Obdália Santana Ferraz Silva (PPGEDUC/UNEB)
Percepções sobre letramentos digitais dos professores de língua inglesa da rede estadual e municipal de ensino fundamental (6.º ao 9.º anos) em Uberaba-MG | Autores: Renata Meira Ramos (UFTM), Acir Mário Karwoski (UFTM)
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Intertextualidade no gênero meme: aplicação com o poema José de Carlos Drummond de Andrade | Autora: Andréia Lima Silva (SEDU- Secretaria de Estado da Educação do ES)
“Fototirinha”: prática pedagógica de mobilidade por meio de dispositivos móveis | Autoras: Darsoni de Oliveira Caligiorne (NEPCED/PRODOC), Cristiane Pereira de Aguiar (CPRHG)
As etapas de produção de textos e o uso do Scratch no ciclo de alfabetização: o caso do robô Mário | Autoras: Elaine Vieira de Almeida (SME-Fortaleza/UFC), Nara Meurely Moraes Ferreira (SME-Fortaleza)
Oficina de leitura -“defenda a (lei) tura – arme-se de livros” – trabalho de formação extensionista em regime remoto híbrido | Autor: Robson Figueiredo Brito (PUC MINAS)
Dicionário mineiro digital: uma experiência avaliativa nas aulas remotas | Autora: Graciele Batista Gonzaga (FALE/UFMG – CSMM/BETIM)
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
A literatura na cibercultura: um relato de experiência docente | Autora: Adriana dos Reis Silva (IFMG/SMED-PBH)
Leitura literária digitalizada: práticas pedagógicas na educação infantil | Autoras: Andréa Juliana Costa (PMC), Elaine Cardinali das Dores E. Rocha (PMC)
Leitura literária: a mediação no contexto digital | Autora: Daiane Silva de Andrade (IFNMG – Campus Salinas)
Leitura literária em ambientes digitais: possibilidades de ações pedagógicas com crianças de forma remota | Autoras: Keila Montes Pereira Rodrigues (UFLA), Ilsa do Carmo Vieira Goulart (UFLA), Kátia Batista Martins (UFLA)
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
A comunicação como instrumento pedagógico na mostra de filmes em língua portuguesa na região amazônica do Brasil | Autor: Francisco Acioly de Lucena Neto (Faculdade Única)
Exposição virtual contrastes e construções em possibilidades artificiais | Autora: Graciele Batista Gonzaga (FALE/UFMG – CSMM/Betim)
TRABALHOS DE PESQUISA
O trabalho com o gênero digital podcasts: uma proposta de retextualização | Autora: Lidineia Ferreira da Silva Oliveira (UFCAT)
Ler e escrever em práticas gamificadas na escola: reflexões sobre benefícios e dificuldades | Autoras: Maria Clara Maciel de Araújo Ribeiro (UNIMONTES), Christiane Carneiro Alves (UNIMONTES)
Cultura escrita digital e a produção de textos multimodais com crianças em processo de desenvolvimento da alfabetização e letramento digital | Autoras: Íris Freua Assumpção (FaE/UFMG), Isabel Cristina Alves da Silva Frade (FaE/UFMG), Mônica Daisy Vieira Araújo (FaE/UFMG)
Letramento digital e narrativas transmidiáticas: uma questão emergente | Autora: Marianna Rego (FURG)
TRABALHOS DE PESQUISA
Crianças e famílias: experiências com a leitura, escrita e outras linguagens em atividades digitais multimodais da educação infantil desenvolvidas em espaço doméstico | Autoras: Walquiria Almeida de Jesus (FaE/UFMG), Isabel Cristina Alves da Silva Frade (FaE/UFMG), Mônica Daisy Vieira Araújo (FaE/UFMG)
Análise semiótica de gêneros digitais: o estilo do videoclipe profissional pós-televisivo | Autor: Ronaldo Lopes de Carvalho Junior (UFMG)
Leitura de reportagens a partir das capacidades de linguagem: uma proposta sociointeracionista | Autores: Rosenice Guimarães Cordeiro (PROFLETRAS/UFMG), Jairo Venício Carvalhais Oliveira (UFMG)
Produção de podcasts por alunos e professores durante o ensino remoto pandêmico em 2021 | Autores: Thiago Caldeira da Silva (UFOP), Hércules Tolêdo Corrêa (UFOP)
TRABALHOS DE PESQUISA
Implementação da BNCC: a importância do professor para a concretização das práticas pedagógicas nas salas de aula | Autora: Márcia Moreno (UMINHO/PT)
A formação continuada de professores da educação infantil sobre as práticas digitais | Autora: Edaniele Cristine Machado do Nascimento (TUIUTI/PR)
A importância da disciplina de ambientação no EAD | Autores: Francisco Acioly de Lucena Neto (Faculdade Única de Ipatinga), Andressa Carvalho Machado (Faculdade Única de Ipatinga)
Tecnologias digitais e pensamento computacional na formação de professores da educação básica: uma proposta a partir do design crítico | Autoras: Maria Jeane Souza de Jesus Silva (UNEB/MPED/GEPLET), Alexandra Cardoso da Silva Duarte (UFS/PROFLETRAS), Úrsula Cunha Anecleto (UEFS/PPGEL/PPGE)
TRABALHOS DE PESQUISA
A escrita digital nas aulas remotas: o tópico discursivo no Chat do Google Meet | Autores: Amanda Aparecida da Costa (UFERSA), Ananias Agostinho da Silva (UFERSA), Gabrielly Thiciane dos Santos Andrade (UFERSA)
Desvendando o labirinto – desafios na utilização de videogames no ensino de línguas | Autores: Carlos Henrique Rodrigues Valadares (UFMG), Hilda Simone Henriques Coelho (UFV)
O ensino-aprendizagem da acentuação gráfica por meio de jogos e atividades digitais | Autores: Ana Luiza de Souza Couto (UFMG-DOUTORANDA) Letícia Pena Silveira (UFMG-DOUTORANDA) Marcelo de Castro (UFMG-DOUTORANDO)
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Tecnologias digitais nas práticas de leitura e de escrita: uma experiência multimodal | Autoras: Luana Aparecida Matos Leal Fernandes (IFNMG/Salinas), Renata Soares Souza Dias (Escola Estadual Dom Lúcio)
A leitura do cânone como aporte para o discurso argumentativo | Autoras: Géssica Araújo Nunes Calvi (FVC), Gerllys Speroto Calvi (UFBA), Poliana Carla Rodrigues (FVC)
O design (não) contingencial no ensino de língua inglesa com crianças dos anos iniciais do ensino fundamental | Autor: Diego Satyro (LAEL/PUC-SP)
Multiletramentos no ensino de língua inglesa: uma análise do videoclipe “Stand up”, de Cynthia Erivo | Autores: João Luiz Pereira da Costa Ferreira (UNEB), Obdália Santana Ferraz Silva (UNEB)
Dispositivos móveis como suporte à sala de aula invertida no ensino de língua portuguesa | Autoras: Silvane Aparecida Gomes (UFMG)
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Formação de futuros professores: como o uso de metodologias ativas pode melhorar a aprendizagem nos cursos de licenciatura ofertados na modalidade | Autoras: Vitória Leal Viana (FUNIP), Danúbia da Costa Teixeira (UFMG), Jislaine Da Silva Guarda (FUNIP)
Formação em serviço em ambientes digitais: caminhos para repensar o ensino | Autoras: Elaine Cecília de Lima Oliveira (CSMM/Betim), Graciele Batista Gonzaga (FALE/UFMG – CSMM/Betim)
“Dicas digitais”: redigir e a formação docente | Autores: Carla Viana Coscarelli (UFMG), Jônio Bethônico (UFMG)
Formação on-line de professores para uso de tecnologias digitais em plena pandemia do Covid/19 | Autoras: Julianna Silva Glória (Faculdade IMES MERCOSUL), Ghisene Santos Alecrim (Faculdade ÚNICA de Contagem / NEPCED/CEALE/FAE/UFMG)
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Letramento literário e novas tecnologias na escola: uma proposta teórico-prática para a formação inicial e continuada de professoras e professores da educação básica | Autoras: Larissa Dantas (IFB), Maria Eneida Matos da Rosa (IFB)
NEPCED na Escola – garantia do direito de formação continuada em serviço de professores(as) sobre cultura escrita digital | Autoras: Mônica Daisy Vieira Araújo (NEPCED/UFMG), Ghisene Santos Alecrim Gonçalves (NEPCED/CEMEI-Contagem), Ludymilla Moreira Morais (NEPCED/UFMG)
Estratégias pessoais de professoras alfabetizadoras para aprender sobre o uso de tecnologias no contexto escolar | Autoras: Daiane Marques (RME/PBH), Simone de Assis Costa (RME/PBH)
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Materiais colaborativos: possibilidades de interação em aulas remotas | Autoras: Elaine Cecília de Lima Oliveira (CSMM/Betim), Graciele Batista Gonzaga (CSMM/Betim)
Produção de posts – ferramenta de comunicação digital entre professores e alunos em tempos de pandemia na graduação | Autores: Leonardo Oliveira de Vasconcelos (PUC MINAS), Robson Figueiredo Brito (PUC MINAS)
Youtube e jogos interativos: estratégias facilitadoras para domínio da escrita e da leitura entre estudantes de língua inglesa | Autores: Melissa Mourão Amaral (UNIBH), Lucas Cristiano Ferreira Alves (UFMG)
Atividades interativas digitais como recurso didático para a alfabetização online | Autores: Mônica Marcílio Assunção (UNIPAC), José Jailton da Cunha (UNOESTE)