Submissões

Como fazer a inscrição de resumos

1. Acessar o link da FUNDEP disponível no site do II SINCED para fazer a inscrição;
2. Enviar o comprovante de categoria para o e-mail inscricaosimposionepced@gmail.com
3. Enviar o resumo conforme orientações e o template, para o e-mail simposionepced@gmail.com
Veja as orientações abaixo nessa página.
4. Aguardar o resultado da avaliação da Comissão Científica do evento que será enviado para o seu e-mail.

Normas e orientações para a submissão

Trabalhos Completos (para serem incluídos nos Anais do Evento)

1. Os textos deverão ter um mínimo de 8 (oito) e um máximo de 12 (doze) páginas, observando o template definido pela Comissão Organizadora.

2. Os arquivos, salvos em formato DOCX (Word for Windows), deverão ser enviados, exclusivamente, pelo e-mail do evento simposionepced@gmail.com , até o dia 27 de julho de 2021.

3. Não haverá revisão dos textos enviados, sendo que o conteúdo apresentado é de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).

4. Os textos que não estiverem de acordo com as normas propostas serão recusados pela Comissão Organizadora do Evento.

5. Ao enviarem os textos para publicação, os autores estarão automaticamente abrindo mão de seus direitos autorais, cedendo os direitos de uso do texto em obra coletiva, e assumindo que o texto foi devidamente revisado.

TEMPLATE DO RESUMO (Clique aqui para baixar)

TEMPLATE DO ARTIGO (Clique aqui para baixar)

IMPORTANTE

 1. A Carta de Aceite dos trabalhos aprovados será enviada, exclusivamente, pelo e-mail simposionepced@gmail.com até o dia 20/05/2021.

2. Em quaisquer modalidades, as comunicações deverão ser organizadas para durar até 15 (quinze) minutos.

3. Sugerimos que os arquivos de apresentação devem conter uma cópia em PPT e outra em PDF para a apresentação on-line.

4. Para trabalhos em coautoria, não é obrigatório que todos apresentem.

5. Os certificados de apresentação serão emitidos somente para quem assinar a lista de presença na sessão de comunicação.

 

Eixos Temáticos

Descrição: Apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiência que discorrem sobre o ensino e aprendizagem de leitura e de escrita a partir do uso dos recursos semióticos nos diversos gêneros textuais digitais e ambientes digitais. Destacando a relevância da multimodalidade para o desenvolvimento do letramento digital.

Descrição: Apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiência que abordem as práticas de leitura de literatura digital e digitalizadas, bem como análise de obras digitais disponíveis no Brasil e no mundo. Além disso, estudos e práticas que tratem sobre a formação de leitores no suporte digital na contemporaneidade.

Descrição: Apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiência que apresentem reflexões acerca do quanto o professor pode potencializar o aprendizado do sistema de escrita alfabética, inserindo atividades e jogos realizados no computador. Percepção e compreensão das demandas de políticas educacionais nacionais que contemplem a formação inicial e continuada de professores sobre a incorporação de práticas pedagógicas realizadas no suporte digital.

Descrição: Apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiência que discutem sobre experiências educacionais e produções artísticas mediadas pela cultura digital e suas contribuições como recurso de ensino e aprendizagem.

Descrição: Apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiência que problematizem os usos de realidade virtual/aumentada, gamificação e demais tecnologias imersivas no ensino e na aprendizagem de leitura e de escrita. Criação de materiais digitais a partir do uso das tecnologias emergentes disponíveis na cultura escrita digital.

Formas de Comunicação

Em decorrência das experiências docentes em sala de aula e dos avanços das pesquisas científicas, o II Simpósio Nacional sobre Cultura Escrita Digital contemplará 3 (três) modalidades de apresentação de trabalho, em sessões de comunicação oral: o relato de experiência, o trabalho de pesquisa e os workshops, todos deverão ser propostos de acordo com o tema do evento e os eixos temáticos listados acima.

Relatos de experiência: descrevem precisamente uma dada experiência de ensino e aprendizagem decorrente de práticas de sala de aula vivenciadas em uma das temáticas propostas pelo evento. Podem ter autoria individual ou coletiva de até 3 (três) autores (autor principal + 2 coautores). Os resumos a serem enviados para esta modalidade de comunicação oral (até 1.800 caracteres com espaços) deverão descrever: práticas de ensino e aprendizagem tidas como exitosas ou não, mas que contribuam com as discussões e as proposições de ideias para a melhoria da educação, explicitando os seguintes pontos: fundamentos teóricos e práticos que estruturarão as propostas.

Trabalhos de pesquisa: resultam de uma pesquisa científica concluída ou em andamento em uma das temáticas propostas pelo evento. Podem ter autoria individual ou coletiva de até 3 (três) autores (autor principal + 2 coautores). Os resumos a serem enviados para esta modalidade de comunicação oral (até 1.800 caracteres com espaços) deverão conter: objetivos, fundamentação teórica e metodológica, justificativa e resultados.

Workshop de inovações: desenvolvedores de obras literárias digitais, jogos digitais de leitura e escrita, programas, aplicativos e outros materiais digitais educacionais que dialogam com uma das temáticas propostas pelo evento. Podem ter autoria individual ou coletiva de até 3 (três) autores (autor principal + 2 coautores). Os resumos a serem enviados para esta modalidade de comunicação (até 1.800 caracteres com espaços) deverão conter: objetivos, fundamentação teórica e metodológica, justificativa e resultados precisos.

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