Isabel Cristina da Silva Alves Frade

Doutora em Educação, Professora Titular da Faculdade de Educação da UFMG, Pesquisadora do Ceale. Tem interesse pelas questões de alfabetização, letramento, cultura escrita e cultura escrita digital.

Lattes: lattes.cnpq.br/2572087438468943

Mônica Daisy Vieira Araújo

Professora na Faculdade de Educação /UFMG. Realiza pesquisas sobre leitura e escrita digital, alfabetização e letramento, leitura literária digital e formação de professores alfabetizadores. International Partner – COST Action: The digital literacy and multimodal practices of young children (DigiLitEY).

Lattes: lattes.cnpq.br/0934826666507435

Darsoni de Oliveira Caligiorne

Pedagoga, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Pós-graduada em Psicopedagogia e Informática Educativa pelo Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica do Estado de Minas Gerais, Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realiza pesquisas nas areas da Didática, Formação docente, Cultura digital, Educação e Tecnologia

Lattes: lattes.cnpq.br/9116344271239251
LinkedIn: www.linkedin.com/in/darsoni-caligiorne-583450140/

Igor Miranda

Graduando em Pedagogia na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Bolsista na Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ/PROGRAD/UFMG) onde atua principalmente como tutor em cursos semipresenciais. Participa do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital (NEPCED/CEALE/FAE/UFMG). Auxilia na manutenção do site do projeto Ciclo Permanente de Estudos e Debates sobre Educação Básica (CP/UFMG) e é voluntário no cursinho popular Sou Crânio atuando na área pedagógica do projeto. Tem interesse na área da docência do ensino superior e tecnologias educacionais.

Lattes: lattes.cnpq.br/6348375075894045

Ludymilla Moreira Morais

Atualmente aluna do curso de graduação em Pedagogia pela UFMG. Com interesses em Escolas Inovadoras, Aprendizagem de Jovens e Adultos, e Tecnologias voltada para a Educação.

Lattes: lattes.cnpq.br/5256497009503946
LinkedIn: linkedin.com/in/ludymilla-m-morais-828772137/

 

Roberta Gerling Moro

Artista plástica atuando no município de Osório/ RS, possuindo produções artísticas na área de desenho, pintura e arte digital. Graduada em Artes Visuais e Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA, RS).

Lattes: lattes.cnpq.br/3308387645366020

Andrea Cristina Maggi 

Mestranda em Educação Tecnológica (CEFET-MG). Especialista em Práticas Pedagógicas (UFOP), em Planejamento, Implementação e Gestão de Educação a Distância (UFF) e em Revisão de Textos (PUC-MG). Licenciada em Letras Português/Inglês (Uni-BH). Professora de Língua Portuguesa e Redação. Membro do Conselho de Ética e Pesquisa do CEFET-MG, do Grupo de Estudos em Metáforas e Analogias na Tecnologia, na Educação e na Ciência (GEMATEC/CEFET-MG) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital (NEPCED/UFMG). Tenho interesse nos estudos sobre leitura, escrita, ambientes de aprendizagem e práticas de ensino.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5660789676439352

Walkiria Ramos Peliky Fontes

 Mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na área das Diferenças Individuais em 2013. Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 2007. Coordenou a Educação Inclusiva atuando como Chefe do Departamento de Inclusão e Alfabetização na Secretaria Municipal de Educação na cidade de Lagoa Santa-MG de 2013 a 2016. Atualmente, trabalha em consultório e faz avaliação cognitiva e psicológica de crianças e adolescentes. Desenvolve temas como Palestrante e Consultora em Educação Inclusiva em redes de ensino público e privado. É Membro colaborador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital (NEPCED) – UFMG, ano 2019.

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/walkiria-fontes-69a34b150
Lattes: http://lattes.cnpq.br/2422100240001033

Antonio Gomes de Macedo

Possui graduação em LICENCIATURA EM HISTÓRIA pela FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ- MG(2018) e ensino-medio-segundo-graupela CESEC VENDA NOVA(2009). Atualmente é Professor PEB da Escola Estadual Especial Dr João Moreira Salles. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1673447851154235

Ghisene Santos Alecrim Gonçalves

Graduada em Pedagogia (UEMG), pós-graduada em Psicopedagogia (CEPEMG) e em Gestão Pedagógica (Pitágoras). Mestre em Linguística Aplicada (FALE/UFMG). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital (NEPCED/CEALE/FaE/UFMG), atuando em estudos e pesquisas nas áreas de alfabetização, formação inicial e continuada de professores, leitura, escrita e letramento digital. Atualmente é pedagoga da UMEI Beija-Flor em Contagem.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7482351195945102

Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira

Mestre em Educação e Docência (FaE/UFMG). Especialista em Língua Portuguesa: Ensino de Leitura e Produção de Textos (FALE/UFMG) e em Mídias na Educação (CEAD/UFOP). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital (NEPCED/CEALE/FaE/UFMG). Dedica-se a estudos e pesquisas nas áreas de Linguística Aplicada (Linguagem & Tecnologia), Educação (Educação & Tecnologia) e Formação Inicial e Continuada de Professores de Educação Básica para Uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em sala de aula.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3238286207978829

Maria de Lourdes Germano

Especialização Educação Infantil e Séries Iniciais, História e Cultura Afro-Brasileira e Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em neurociências Faculdade Batista de Minas Gerais. Graduada em curso Normal Superior pela Universidade Estadual de Montes Claros (2003). Fui orientadora de estudos (professora formadora) e professora alfabetizadora do PNAIC – Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa, do MEC – ,na Rede Municipal de Belo Horizonte. Atualmente atuo como EEB – especialista em educação básica – supervisão, do Governo do Estado de Minas Gerais e também professor municipal de 1º e 2º ciclos da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1229584194125713

Aline Frederico

Aline Frederico é pesquisadora em literatura infantil e mídia para crianças, leitura digital e multimodalidade. Atualmente realiza estágio pós-doutoral no Programa de Literatura e Crítica Literária da PUC-SP, após ter completado em 2018 o doutorado em educação e literatura infantil pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Tem ainda mestrado em literatura infantil pela Universidade da Colúmbia Britânica, Canadá, e graduação em Editoração pela USP. Sua experiência profissional inclui anos atuando como editora e designer editorial de materiais impressos e digitais para crianças e jovens. Publicou artigos e capítulos de livros no Brasil e no exterior e atualmente trabalha no manuscrito do livro Leitura digital, corporeidade e construção de sentido: Crianças lendo aplicativos literários, a ser publicado pela editora Bloomsbury Academic. É membro dos grupos de pesquisa A Voz Escrita Infantil e Juvenil da PUC-SP e Grupo de Estudos em Literatura Infantil e Juvenil (GELIG) da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Cultura Escrita Digital. Atua na crítica literária da literatura infantil como votante no Selo Cátedra 10, da Cátedra Unesco de Leitura PUC-Rio, que premia os melhores livros de literatura infantojuvenil do ano e como curadora do Literacy Apps, plataforma de crítica e avaliação de aplicativos voltados à primeira infância do National Literacy Trust da Inglaterra. Organizou seções de contação de histórias e atividades para a promoção do português como língua de herança (PLH) para famílias lusófonas em Vancouver, Canadá e Cambridge, Inglaterra.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8267567553153984

Pedro Humberto Jacinto Vilkn

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2018), curso técnico-profissionalizante pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2009). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica de Potência. Atuando principalmente nos seguintes temas: Projeto de indutores; Perdas no núcleo; IGSE; Calorímetro; Medição de perdas. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8267567553153984

Betina Tavares Ribeiro

Graduanda em Pedagogia pela UFMG, trabalha como gerente de produto em startup de educação.

Íris Freua Assumpção

Mestranda na linha de Educação e Linguagem no programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-graduada em Neuroaprendizagem e Práticas Pedagógicas pela Universidade Norte do Paraná em 2019. Graduação em Pedagogia concluída na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2017. Atua como professora alfabetizadora do 1º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede particular de ensino de Belo Horizonte.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8730503729988951

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/íris-freua-assumpção-b78675181

Ana Cristina Gonçalves Carvalho

Mestre em Educação e Docência, licenciada em Pedagogia. Especialista em Docência na Educação Infantil e em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Atuou como professora e gestora da Educação Infantil e como professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Orientadora de Estudos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa de 2013 a 2018 pelo município de Contagem. Professora do Ensino Superior da disciplina Alfabetização e Letramento. Atuou na Secretaria Municipal de Educação de Contagem como responsável pela pasta da Alfabetização, bem como pela formação de professores do Ciclo de Alfabetização. Gestora de Conteúdo da Educação Infantil do Bernoulli Sistema de Ensino.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0992261872673514

Ana Carolina Estanislau Pires

Graduanda em Pedagogia pela UFMG

Marta Alves da Silva de Paulo

Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda – pela Pontifícia Universidade Católica – PUC Minas, graduanda em Pedagogia na Faculdade de Educação da UFMG, produtora audiovisual, membro da equipe do Programa de Rádio Serelepe – veiculado na Radio UFMG Educativa 104,5FM –, social media do Centro de Musicalização Integrada da UFMG e design gráfica. Tem por objetivo proporcionar aos estudantes do Ensino Básico, das redes públicas, o letramento digital e a produção audiovisual para divulgação científica e artística

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8253017888076993 

 

Scroll Up