Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira, pesquisador do Nepced, coordenou, organizou e ministrou duas palestras do “1º Circuito Educacional de Formação e Práticas para Professores da Educação Básica do Vale do Jequitinhonha”, evento realizado nos dias 7 e 8 de julho na Escola Municipal Nivea de Oliveira. O circuito foi composto por rodas de conversa e palestras com duração de aproximadamente uma hora e meia. Além das apresentações, foram realizadas reuniões, a fim de discutir problemas e necessidades relativas ao ensino.

O principal objetivo é empoderar professores e ressaltar a importância desses profissionais como mediadores do processo educacional. Segundo Jomágna Lemos, membro da equipe organizadora do evento e diretora da Escola Estadual Professora Maria Gomes da Silva, “o primeiro sentimento era incentivar e motivar os professores que vieram estagnados do pós-pandemia com toda mudança no contexto educacional do remoto e do híbrido, tendo agora de enfrentar novos desafios”.

No primeiro dia do circuito, Carlos Alexandre apresentou a palestra “Educação versus tecnologia: proibir ou aceitar na escola?”. Carlos explicou que os celulares podem ser ferramentas proveitosas no processo de aprendizagem e os professores são responsáveis pela mediação entre essa tecnologia e o aluno.

Além disso, no último dia do evento, o professor ministrou a palestra “TECMOVEL: A Tecnologia digital e a Produção de conteúdo para a Vida”, com o objetivo de propor aos professores que incentivem os estudantes a empreenderem por meio de redes sociais, sites e blogs, considerando que muitos alunos realizam trabalhos como artesanato, agricultura familiar, bordados e quitandas, produtos e serviços que poderiam ser anunciados pela internet.

O intuito é que o evento não se restrinja à Chapada do Norte, mas que se estenda a outras regiões. Para mais informações, acesse as redes sociais do circuito e do professor Carlos Alexandre.

Membro do Nepced participa do 1º Circuito Educacional do Vale do Jequitinhonha